BRACO ALEMÃO OU POINTER ALEMÃO PÊLO CURTO.
CÃO COMPLETO PARA CAÇA, GUARDA E COMPANHIA.

HISTÓRICO DA RAÇA
Como a maioria das raças caninas, as origens do Pointer Alemão não foram fixadas de forma exata. Sabe-se que após vários anos de cruzamentos seletivos na Alemanha, dos quais participaram o antigo Pointer Espanhol, o Foxhound Inglês e outros Hounds (cães de caça) rastreadores alemães, chegou-se à primeira variedade de Pointer Alemão: o de Pêlo Liso.
Mais tarde, não se soube ao certo quando, pensou-se em dar a esse cão uma pelagem que pudesse protegê-lo melhor nas suas caminhadas pelo mato ou nas incursões na água, à procura da caça abatida pelo caçador. Sendo assim, novos cruzamentos foram realizados utilizando o Pointer Alemão de Pêlo Liso, o Poodle Pointer, o Griffon e o Stilchelhaars. Dessa combinação nasceu o Pointer Alemão de Pêlo Duro.
LOOK VANQUISHER THIENE caçando na fazenda Marimbondos, no Paraná .
CARACTERÍSTICAS
O Pointer Alemão é um cão que atingiu plenamente os objetivos para os quais foi selecionado: a caça. Reunindo todas as qualidades de um grande caçador, possui faro apuradísssimo, grande inteligência, potente musculatura e muita agilidade. É um animal que rastreia muito bem mesmo à noite, além de ser um excelente retriever, ou seja, vai buscar a caça e a traz até o caçador.
Além de temperamento característico de um cão de caça, ou seja, astúcia, inteligência e coragem, o Pointer Alemão é ótimo companheiro e muito sociável.
Os filhotes, muito brincalhões, desde pequenos demonstram sua habilidade para a caça correndo atrás de tudo que se movimenta na frente deles. É também bom guarda, e seu tamanho, aliado a latidos fortes e determinados, já basta para assustar qualquer estranho, mas, se for preciso, ele não hesitará em atacar o intruso em defesa da casa e da família.
Pelagem: sua pelagem é curta, densa, macia
e brilhante, naturalmente repelente à água e patas dotadas de membranas entre os dedos, o que facilita muito sua movimentação na água, mesmo gelada,
e em áreas pantanosas e difíceis.
Cor: a cor só pode ser marrom fígado ou
em mescla de fígado com branco.
Aparência: na aparência geral deve ser de
um cão simétrico, com conformação que demonstre agilidade, força, animação e um olhar inteligente, tendo a cauda amputada
pela metade.
Tamanho: os machos medem de 64 a 66 cm e pesam de 25 a 32 kg. As fêmeas medem de 62 a 64 cm (nunca menos de 58 cm) e pesam de
23 a 28 kg.

CUIDADOS
-Devido à necessidade de exercitar sua musculatura, um quintal espaçoso é importante para a criação do Pointer Alemão, além de corridas semanais, ou até mesmo diárias, na grama. Para esses exercícios é preferível que o animal fique solto. É aconselhável que o adestramento para a caça - o mesmo que se dá ao Pointer Inglês - comece aos 8 meses de idade.
-Por ser resistente e rústico, não necessita de grandes cuidados ou banhos freqüentes. Uma escovadela diária é suficiente para manter o pêlo limpo e brilhante. A limpeza periódica das orelhas é fundamental.
-A alimentação também não oferece preocupações e se constitui de ração ou carne, arroz e legumes.
-O acasalamento é fácil e nascem, em média, de 8 a 12 filhotes. As fêmeas Pointer Alemão são excelentes mães mas muito cuimentas dos filhotes e é muito difícil alguém se aproximar deles após o nascimento.

* O texto aqui apresentado contém trechos de reportagens publicadas na revista "Cães e Cia"

Ao lado: APOLO DO BALACO BRACO
Avós paternos e maternos
de propriedade do
Canil Vanquisher Thiene.

Pai: **CG** Placer Contry Lazy Heart Ziper
é propriedade do Canil Vanquisher Thiene.

CONHEÇA TAMBÉM: